sexta-feira, 2 de março de 2012

PÁGINA 2

A FÉ
primeira Parte)

I - Introdução - Deus sempre nos chama e nos ajuda. Precisamos responder com um ato livre de adesão. Nós somos filhos de Deus.
Devemos portanto viver como filhos. Deus nos fez livres. Ser livre não quer dizer ser libertino, mas é ser capaz de assumir. A resposta ao plano de Deus é a nossa fé.
O nosso "sim" ou "não" tem repercussão. Precisamos sintonizar nossa liberdade com vontade de Deus. A pessoa humana como gente e como cristão não é um ser isolado. Portanto, minha resposta atinge o outro, tem influência na comunidade do povo de Deus.

II - O que não é fé - RELIGIÃO MAL ENTENDIDA. Que se limita só a ao lugar onde se reza. É apenas ter um rótulo: cristão, católico, apostólico, romano, etc... Ser e viver sem praticar nada. O rótulo da embalagem é um, mas o conteúdo é outro, e às vezes há um vazio...
RELIGIÃO MERCANTILISTA -É aquela do simples pagador de promessa. Pago se receber... faço um negócio com Deus. Estamos em tempos de uma Teologia da Prosperidade... Eu dou para receber.
RELIGIÃO LEGALISTA - Cumpre as obrigações tradicionais por cumprí-las, vendo nelas mesmas um fim e não um meio para um fim. só entende a religião como conjunto de fórmulas.
RELIGIÃO PROTECIONISTA - Quando só pensa na proteção de Deus contra doenças, males, desavenças, desatres etc... É senir-se vacinado.
RELIGIÃO INDIVIDUALISTA - Que se reduz a uma relação só pessoal e individualista com Deus, esquecendo-se do "Nosso", Pai Nosso... o que acontece com o outro e o mundo não é problema meu... Egoísmo refinado.
RELIGIÃO ALIENANTE - Um tipo de magia e ópio para a consciência. Prefere-se viver com o pouco às vezes mal aprendido sobre religião e com a ignorância. Contenta-se em se sentir expectador, apático.
RELIGIÃO EMOTIVA - Baseada só em sentimentos, que comovem e passam, vivendo-se à procura do que é fantástico e agradável aos sentidos.
RELIGIÃO RACIONAL - Aceita só o que se aprova pela razão limitada, pela evidência limitada, pela simples constatação e conclusões puramente científicas. O que não se prova não vale...
RELIGIÃO FANÁTICA - Supervaloriza a tradição só pela tradição. Vivência de exageros sectaristas. Espírito de intolerância e desrespeito à liberdade religiosa do outro. Modo afetado e doentio de se praticar a religião. Pieguismo de cabeça torta etc... Não devemos partir para o estranho, o inusitado, o espetacular, quase sempre em benefício do intimismo e não da comunidade.

(Continua no próximo número)
BULLYING

Quem não foi alvo de algum tipo de gozação na escola? O bullying, nome pelo qual são conhecidas essas brincadeiras maldosa, é uma prática antiga. Bastante comum no ambiente escolar e até no trabalho, a prática só começou a ser tratada como patologia há pouco tempo.
Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 30,8% dos estudantes brasileiros já sofreram com o problema pelo menos uma vez.
Hoje já existe forma de prevenção e tratamento tanto para vítimas quanto para agressores. Fiquemos atentos já que o ano letivo está começando agora e nossas crianças e mesmo os adultos merecem uma atenção especial no que diz respeito ao bullying.

ESTRADA REAL

Você sabia que em nossa cidade existe uma das Sete Maravilhas da Estra4da Real? A votação para a escolha das Sete Maravilhas da Estrada Real, teve a participação de mais de 42 mil internautas, em quatro meses de campanha. O

Nenhum comentário:

Postar um comentário