terça-feira, 31 de julho de 2012

PÁGINA 2


DESCASO COM A EDUCAÇÃO

Movimentos grevistas que pipocaram em vários estados brasileiros trazem prejuízos a milhares de alunos da rede pública. Essas são as as nuances que preenchem o atual quadro do sistema educacional no Brasil.

Como se não bastassem as greves, o cenário também é composto por números assustadores, que comprovam a ineficiência do ensino no país e dão pistas de que a situação é reflexo de uma estrutura ultrapassada.
Dados do relatório de monitoramento do Educação para Todos (2010), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), apontam sérios problemasestruturais no setor educacional brasileiro. O índice de repetência no ensino fundamental é o mais elevado da América Latina, chegando aos 18,7%. Vale ressaltar que a média mundial é de 2,9%. Outro problema é a evasão escolar nos primeiros anos da educação básica (13,8%), à frente apenas da Nicarágua, que tem 26,2%.
A estrutura física precária das escolas e o número baixo de horas em sala de aula também são fatores negativos, que colocm a educação brasileira em posição de desvantagem em relação a países menos importantes economicamente.
A estrutura também faz refletir que o crescimento da economia de um país deve vir acompanhado de justiça social, fazendo com que a renda eleve também os índicess de desenvolvimento intimamente ligados à qualidade educacional.
Por isso, enquanto não se investir na melhoria do sistema educacional, não ser´possível falar em crescimento pleno.

ELEIÇÕES 2012: SEU VOTO CONSTRÓI NOSSA CIDADE


Sabe aquele buraco que já fez aniversário na rua de sua casa? Ou a merenda escolar que não chega até a boca das crianças de sua cidade na quantidade que deveria? Saiba que a solução para todos esses problemas está na palma de sua mão. Ou melhor, na ponta de seus dedos.
No dia 7 de outubro, acontecerá mais uma eleição municipal. É nesse momento que o eleitor teclará na urna eletrônica os números dos candidatos a prefeito e vereador que conduzirão os rumos do município pelos próximos quatro anos. Mas o desempenho desses representantes costuma ter consequências que duram bem mais do que isso.
As eleições municipais têm a característica de trazerem os temas para mais perto do dia a dia da população. Exatamente por isso é tão importante saber usar bem o voto. Vale a pena ficar ligado na propaganda eleitoral, que está liberada desde o último dia 6 de julho, e também consultar subsídios, como o que uma série de entidades vinculadas à CNBB organizou: a cartilha Eleições municipais 2012: cidadania para a democracia.
"O município é onde a gente mora, trabalha, estuda, educa os filhos, diverte-se, busca atendimento de saúde e outros serviços necessários à vida cotidiana. É na política municipal que começa a participação cidadã: a escolha de quem vai aplicar as políticas públicas".


FESTA JULINA

Foi realizada no dia 14 de julho, na Praça da Matriz, a Festa Julina de nossa Paróquia. O objetivo idealizado foi alcançado, que seria a união entre as comunidades, uma Festa para a Família. Na Festa houve a "Quadrilha" das Catequeses Cristo Luz e São Sebastião, com participação da "Quadrilha Maluca, da Escola Elísio Carvalho de Brito, do Projeto Poupança Jovem, também houve apresentações do Grupo de Seresta Sonhos em Serenata e do Conjunto musical Duval e Guarandiba da Comunidade São José.

Os Padres e Irmãos Betharramitas, o  BIPSS e a Paróquia de São Sebastião, agradecem a todas as pessoas e grupos que de uma forma ou de

Nenhum comentário:

Postar um comentário