sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PÁGINA 3


Um levantamento da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) aponta que, mesmo nos países não católicos, a  metodologia adotada pelas entidades de ensino superior  de inspiração católica é o que atrai os alunos.
Na Indonésia, onde há 200 milhoes de muçulmanos, existem 13 universidades católicas. Na Tailândia, a Universidade de Assunção, de inspiração católica, tem 98% de freqüência budista. Independentemente da cultura  e da  religião, os alunos frequentam esses centros não só pela qualidade do ensino, mas sobretudo em função dos valores transmitidos.
Afinal, nos campus dessas instituições, o trabalho é influenciado pelo diálogo com a cultura na qual estão inseridas, sempre respeitando a tradição internacional católica, de dois mil anos. A marca do trabalho da educação católica superior é prova de que a tradição tem sido preservada, transmitida e desenvolvida ao longo dos séculos e, assim, mantendo-se plenamente viva.


ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO



Belo Horizonte será a sede do 21º  Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em 2016. O local foi definido durante o 20º Congresso Nacional do ECC, realizado de 13 a 15 de julho, em Presidente Prudente/SP. O encontro no interior paulista surpreendeu a organização, reunindo 600 participantes, entre arcebispos, bispos, padres e religiosos, vindos de 255 dioceses do Brasil.


AGOSTO EM NOSSA PARÓQUIA


O mês de agosto em nossa Paróquia, foi especialíssmo, principalmente na Comunidade São José Operário; no dia 15 foi realizada solenemente a Celebração dos Votos Perpétuos do Irmão Marcelo juntamente com o Irmão Éder e o Irmão Francisco,  da Congregação dos Betharramitas, celebração esta, que contou com a presença de toda a cúpula superior da Congregação dos Padres e Irmãos Betharramitas do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Superior Geral da Congregação do Sagrado Coração de Jesus de Betharram em Roma, Padre Gaspar Fernandes Pérez.

No dia 25, foi celebrado o Jubileu de Ouro da Profissão Religiosa das Irmãs Rita, Irmã Maria Valentina e Irmã Annaliza, também  o Jubileu de Prata da Profissão Religiosa das Irmãs Valdete e Irmã Zamita, Celebração esta,  que contou com as presenças do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte,  Dom Joaquim Mol, do Padre Roberto da  Diocese de Patos de Minas, do Padre Sebastião de nossa Paróquia, juntamente com os Irmãos Marcelo, Davi e Jefferson também de nossa Paróquia pertencentes à Congregação do Padres e Irmãos Betharramitas.


ENTENDENDO A INDEPENDÊNCIA



A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.  O  povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

ALGUNS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO DOS VOTOS PERPÉTUOS DO IRMÃO MARCELO









Nenhum comentário:

Postar um comentário