sábado, 24 de agosto de 2013

PÁGINA 2

A ÁGUA NA VIDA DO HOMEM

Desde o começo do mundo, a água tem influído na conformação da Terra. A chuva cai no solo e arrasta parte dele para os rios, originando o assoreamento dos lagos, igarapés, paranás... Os oceanos martelam as praias, modelando penhascos e desgastando o litoral. Os rios cortam as rochas, abrem valas profundas e criam aluviões. As geleiras rasgam os vales, desbastando as montanhas.
 A água ajuda a evitar que o clima se torne exageradamente quente ou excessivamente frio. A terra absorve e libera rapidamente o calor do sol. Enquanto os oceanos absorvem e liberam o calor do astro rei lentamente. Assim, as brisas do mar trazem calor à terra no inverno e frescura no verão.
Ao longo da história de todos os povos, a água tem sido a escrava e senhora do homem, devido a sua importância, ela é absolutamente humilde.
Grandes civilizações foram criadas onde havia fartura de água e decaíram quando esse suprimento deixou de ser abundante. Houve homens que se mataram uns aos outros por um poço de água lamacenta. Eles adoravam os deuses da chuva, rogando que a mandassem, por ser ela fonte de vida. Muitas vezes, quando deixava de chover por longos períodos, as plantações secavam e a fome assolava a região. Outras vezes, as chuva s caiam com muita intensidade e repentinamente, fazendo com que os rios transbordassem, cobrindo e afogando tudo e a todos que se achassem no caminho.
Hoje em dia, mais que nunca, a água é escrava e senhora do homem. Usamos a água para fazer limpeza, cozinhar, banhar e eliminar resíduos. Usamos a água para irrigar as plantações, de maneira a produzir mais alimentos. Nas fábricas, o material mais usado é a água. Usamos a água dos grandes rios e cachoeiras para produzir eletricidade. A demanda de água no mundo cresce constantemente, pois a cada ano a população mundial aumenta cada vez mais. As fábricas aumentam sua produção e precisam de quantidade sempre crescente de água. É verdade que vivemos num mundo de água, mas quase toda ela está nos oceanos e, claro que sendo o mar muito salgado, não serve para ser bebido, nem para a agricultura, nem mesmo para as fábricas. Existe no mundo tanta água quanto sempre existiu para atender às necessidades do ser humano. Toda gota por nós usada encontra seu caminho até o oceano, onde o sol faz com que ela se evapore para, novamente, cair  sobre a terra em forma de chuva. Água usada é reutilizada sempre. De modo geral, o homem se estabelece onde há mais fartura de água potável para si, suas plantações e animais. Crescem cidades, instalam-se indústrias, e com isso lá vem a tal agressão contra o meio ambiente A proporção que o homem vai aumentando sua demanda de água, tem de fazer o melhor uso de seus mananciais, pois quanto mais aprender  sobre a água melhor será sua capacidade para enfrentar esse desafio da falta de água. Toda planta, todo animal e todo ser humano precisa de água para se manter vivo, e a razão disso é que todo o processo, que vai da absorção de alimentos até a eliminação de resíduos, requer água. Mas não é só disso. O homem precisa de água para muita coisa: para seu asseio corporal, a limpeza de sua casa, o preparo de sua comida, a lavagem de seu carro. O pior é que lava seu carro com água tratada, enquanto milhares de pessoas não a têm para beber. No Brasil, usam-se diariamente bilhões de litros de água para irrigação. Este líquido provém de rios e lagos e de cerca de 900 açudes, principalmente no Nordeste, que têm, em conjunto, a capacidade de produzir mais de 12 bilhões de metros cúbicos.
(No próximo número, mais sobre a Água)

MANDAMENTOS DA IGREJA

Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário