sábado, 24 de agosto de 2013

PÁGINA 3

Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias 
Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados [além dos domingos] o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” 

EVENTOS EM  AGOSTO

O mês de agosto em nossa Paróquia terá os seguintes eventos:
Dias 17 e 18 - Visitas Pastorais de S. Excia. o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH, dom João Justino.
Dia  17 - Missa presidida por dom João Justino, às 17:30 horas, na comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Dia  18 - Missa presidida por dom João Justino, às 17:00 horas na comunidade Santa Rita de Cássia.
Dia  22, Missa em Ação de Graças à Melhor Idade, com o Grupo Juventude Bem Vivida, às 20:00 horas, na comunidde Cristo Luz das Nações.

NOSSA SENHORA  DO BELO  RAMO

Na edição de número 47 em julho de 2012, do BIPSS, falamos sobre São Miguel de Garicoits. Na presente edição falaremos um pouco sobre Nossa Senhora do Belo Ramo. 

Antes mesmo do descobrimento do Brasil, Nossa Senhora tinha um santuário no Sul da Franca, denominado BÉTHARRAM, vocábulo hebreu que significa "Belo Ramo". Era naquele tempo um dos mais famosos do País dos Francos. A tradição conta que a primitiva imagem teria sido encontrada num espinheiro ardente, que atraiu a atenção dos pastores.
O nome de Belo Ramo, no entanto, é justificado pela lenda de uma menina salva das águas. Colhendo flores nas encostas do rio Gave, ela escorregou e foi arrastada pela correnteza. Desesperada, pediu socorro a Nossa Senhora e imediatamente viu perto de sua mão um galho, com o auxílio do qual pôde chegar à margem, salvando-se. Para testemunhar sua gratidão a jovem mandou fazer um ramo de ouro, que colocou na mão de sua Protetora.
Os Betharramitas chegaram ao nosso pais em 1935, instalando sua Casa-Mãe em Passa Quatro (MG). Em 1942 Os padres do Sagrado Coração de Jesus de Bétharram foram para Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas, onde fundaram uma escola primária-internato. Aos poucos eles abriram outras casas sob a proteção de Nossa Senhora, como a do bairro de Vila Matilde, em São Paulo, onde existe a paróquia de Nossa Senhora do Belo Ramo, cuja igreja foi construída em 1979. Ela é ainda Padroeira do bairro Jacqueline, em Belo Horizonte, e em Brumadinho (MG) existem dois santuários consagrados à Madona de Bétharram.
JMJ RIO/2013
Não tenho ouro nem prata; Tenho Jesus Cristo e, bato em sua porta pedindo permissão para entrar. Com estas palavras, Sua Santidade, o Papa Francisco, iniciou seu discurso quando do encontro com a Presidente Dilma, no dia 22 de julho quando de sua chegada para a JMJ 2013. E nós, brasileiros abrimos as portas e nosso coração e o recebemos em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário