segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PÁGINA2

VISITA PASTORAL

O mês de agosto de 2013, foi marcado em nossa Paróquia pela visita do Bispo Auxiliar da Arquidioces de Belo Horizonte, Dom João Justino. O BIPSS publica integralmente o documento preparado por sua Excia, para conhecimento de todos:

Relátorio da Visita Pastoral – Dom João Justino

Conselho Pastoral: funciona razoavelmente bem com representantes de todas as comunidades. Necessita ser mais valorizado e melhor organizado. A maioria dos membros não conhecia as Diretrizes da Arquidiocese. É importante definir quem são os membros do Conselho e estudar com eles o Guia dos Órgãos Colegiados da Arquidiocese.
Atendimento as comunidades: historicamente alguma delas foram pensadas, pelo menos na linguagem como Paróquia, é preciso superar esta compreensão em vista de uma Paróquia como rede de comunidades.
Celebrações Litúrgicas: as celebrações eucarísticas são bem participadas. Observei isto tanto na Visita Pastoral quando em outras vezes que estive na Paróquia. Os cantos são bem participados e há diversos grupos de cantos. 
Catequese: durante a visita, os Catequistas não comparecerem ao encontro para eles previsto. Ficou a impressão de que a missão com eles esta desarticulada. Não tive como verificar conteúdos. É urgente cuidar da catequese!
Pastoral do Batismo: os batizados são celebrados nas comunidades, mas predomina a escola pelos batizados em São Sebastião, São José Operário e Cristo Luz. Os agentes não se reúnem com regularidade para organizar a missão. Precisam ser acompanhados de perto.
Juventude: Há um numero bem expressivo de jovens nas comunidades. Precisam de apoio e
de acompanhamento.
Vicentinos: foram muito acolhedores. São muitos e podem ser mais parceiros nas pastorais sociais e mesmo na evangelização. É preciso inclui-los permanentemente. Ofereceram a sede para celebrações e momentos evangelizadores.
Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico: uma força viva de testemunho na Paróquia. Fazem um trabalho social muito importante. Precisam ser incluídas também na formação e acompanhamento, por exemplo, da catequese.
Conselho Administrativo: formado devidamente por representantes das comunidades. Reúne-se mensalmente, inclusive com as atas em dia. 
Observações e orientações gerais
Pastoralmente insisti em três aspectos:
1- Investir na Catequese em todos os níveis; 2 – Definir um plano de missionariedade: como atingir os setores da paróquia que vão crescendo cada vez mais. 3- Pastoral social: com investimento prioritário na Pastoral da Criança e em alguma ação em prol das famílias.
Finalmente, é preciso agradecer o empenho dos Padres Luiz Henrique e Sebastião e também do Irmão Davi e do Irmão Jefferson. É bonito ver o esforço do trabalho em conjunto. É também louvável a integração de outros membros da Congregação no serviço à Paróquia, nominalmente o Pe. Mauro, mas também outros. Agradeço aos muitos agentes de pastorais das comunidades que tudo fizeram pelo êxito da visita. Foram muitas as manifestações de carinho, incluindo os lanches nas comunidades e locais visitados. Deus seja louvado por tudo de bom que encontramos na Paróquia São Sebastião de General Carneiro e encoraje a todos para o enfrentamento criativo dos desafios encontrados. 

FESTA DO PADROEIRO CRISTO LUZ

Terá início no dia 19 encerrando-se no dia 24 

Nenhum comentário:

Postar um comentário