segunda-feira, 4 de maio de 2015

PÁGINA 2

NÃO PODEMOS VOLTAR O TEMPO

Ao longo de nossa vida, passamos por inúmeras situações que fazem parte do nosso aprendizado. Porém, a maioria das pessoas carrega consigo algum tipo de arrependimento.
Muitas delas se culpam por não terem tido a atitude que julgaram certa para determinado momento da vida. Têm também aquelas pessoas que se arrependem pela oportunidade perdida. E ainda, aquelas que se culpam por terem feito algo que não se orgulham.
Fica uma pergunta para reflexão: por que aceitamos sofrer tanto por algo que já está no passado?
Como num flash back, aquela cena passa repetidas vezes pelos nossos pensamentos, sempre igual, estática e assustadora, porque temos plena consciência de que não podemos mudar o final da história.
Infelizmente, isso não leva a nada! Culpar-se por algo, depois de feito, serve apenas para tornar a situação ainda pior.
E já que não podemos revertê-la, o mais produtivo a fazer é aprendermos com ela!
Isso se chama sabedoria, uma das maiores virtudes que alguém pode conquistar na vida.
Sim! Porque essa reação emocional por atitudes já tomadas só é positiva quando o arrependimento nos faz mudar, amadurecer.
Portanto, quando algo acontecer e nos arrependermos, procuremos fazer uma análise de toda a situação e transformá-la em aprendizado. Entenda que estamos aqui para vivenciarmos sempre novas experiências e buscarmos, a cada dia, uma atitude mais inteligente.
Vivamos o presente. Deixemos no passado as lembranças e procuremos libertar-nos de todos os pensamentos que estão atrapalhando a nossa vida. Apesar de vivermos num mundo onde os sentimentos devem ser guardados e arquivados, podemos escolher as pastas deste arquivo. Ou seja, o grande segredo é descartar da nossa vida e da nossa mente o que não tem mais como mudar, dando espaço para atitudes mais acertadas e coisas boas que ainda estão por vir.
Tem um ditado, muito antigo, uma das recordações de minha avó, que sempre utilizava com muita sabedoria: “o que não tem remédio, remediado está”.
Passar a maior parte do tempo reclamando de coisas que não deram certo ou que não aconteceram da forma que queríamos, só nos faz mal.
E enquanto ficamos sofrendo com o que aconteceu no passado, não deixamos o nosso presente abrir espaço para o novo.
Usemos nosso aprendizado em situações que ainda estão por vir.
Coloquemos um ponto final naquilo que não deu certo. Vivamos o dia de hoje porque ele é único. Ele é a nossa chance de colocarmos em prática toda a sabedoria adquirida com o que deu errado, para que nossas novas atitudes não nos tragam arrependimentos.
Pode não ser simples assim. Mas com determinação, vamos conseguir!

ORIGEM DO DIA DAS MÃES

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário