sexta-feira, 1 de junho de 2012

PÁGINA 2

VOCÊ SABIA

Que a Sexta-feira Santa deste ano foi feriado em Cuba pela primeira vez desde a revolução que implantou o regime comunista na Ilha, em 1959. E que a decisão das autoridades governamentais atendeu a um pedido que o Papa fez pessoalmente ao presidente Raul Castro durante sua recente viagem ao país, entre os dias 26 e 28 de março?

                                                                      ***************

Que são numerosos os relatos de graças atribuídas à intercessão do Beato João Paulo II e que podem auxiliar no processo de Canonização do Papa polonês. Foi o que afirmou o postulador da Causa, padre Slawomir Oder, no dia 2 de abril, data em que se completaram sete anos do falecimento do Pontífice. O Direito Canônico prevê que, para a canonização, é necessário um novo milagre atribuído à intercessão do beato a partir da data da beatificação?

                                                                     ****************

                                                                      REFLEXÃO

                                                           Sacramento- A CRISMA

Crisma é um sacramento de iniciação, que fecunda o batismo e vincula-nos mais estreitamente à Igreja, fortalece-nos para a vida comunitária, por força dos dons do Espírito Santo. É Confirmação. É o sacramento do heroísmo e da fortaleza, numa profissão de fé, pública e comprometida, que nos torna testemunhas de Cristo. Crisma é a força de nos encaminhar para ordenar e transformar o mundo segundo os critérios de Jesus Cristo e o plano de Deus.
Crisma é o sacramento da responsabilidade; para o batismo fomos levados no colo (éramos ainda criancinhas); para a primeira eucaristia, alguns ainda foram levados na onda da catequese escolar, ou encaminhados pelos pais. Na crisma deve ser diferente: o jovem procura a Igreja e, numa decisão própria, afirma: “Eu quero ser crismado; estou apto a assumir as responsabilidades do cristão”! Assim como o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, em Pentecostes, dando-lhe fé, força, coragem e entendimento, assim o mesmo Espírito desce sobre o crismando, tornando-o capaz de ser uma pessoa nova, uma testemunha de Cristo, em todos os ambientes. O Espírito Santo agindo sobre nós, dá-nos força, coragem e entendimento para nos tornarmos “homens novos” renunciando às coisas velhas do passado, deixando de lado o velho Adão, coberto pelas sequelas do pecado, para nos convertermos no Cristo ressuscitado. Jesus disse a Pedro: “Depois que te converteres, volta e confirma os teus irmãos”. (Lc 22,32).
                             (Matéria enviada por Rosana Caldeira)

                                                                                ***********

                                                                     O VALOR DA FAMÍLIA

Amor, carinho, respeito, solidariedade e doação. Esses são alguns dos princípios básicos que devem nortear a formação de uma família. Dessa maneira, o amor verdadeiro entre um homem e uma mulher que se unem deve ser o pilar de sustentação da família enquanto instituição. A ascensão da mulher no mercado de trabalho, o processo de mecanização provocado pela revolução industrial e o advento da informática causaram transformações profundas na sociedade e a mudança no modelo do que se convencionou chamar de família.
Se hoje a mulher divide com o homem as responsabilidades e o sustento do lar, os membros de cada família acabaram criando novas maneiras de desempenhar as funções que lhes competem. É uma tarefa árdua, claro, mas que deve ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário