sexta-feira, 1 de junho de 2012

PÁGINA 3

sempre norteada pelos princípios do Evangelho e do Sacramento do Matrimônio. A sociedade moderna impõe novos desafios para o cumprimento dessa tarefa, não apenas pelas mudanças na formação da família, mas também porque o individualismo tem norteado cada vez mais o comportamento das pessoas.
O que se vê é que essa árdua tarefa tem sido cumprida de modo eficaz pela Igreja motivada
para mostrar com orgulho que ela também, assumiu o projeto que Jesus Cristo sonhou para
a humanidade: a Família. Uma família onde cada casal está disposto a dar a vida um pelo outro, transferindo essa dedicação aos filhos, criando pessoas que conheçam o amor e estejam dispostas a amar da mesma maneira como são amadas.

****************
 
                 PORQUE OS CATÓLICOS NÃO LEVAM A BÍBLIA PARA A IGREJA?

a Bíblia é tudo para nós. É a nossa regra de fé. É a Palavra de Deus em linguagem humana. É uma grande carta de amor que Deus escreveu para nós. Na missa, há a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia. Nas duas mesas nós comungamos o Cristo Palavra e o Cristo Pão.
Acontece que na Missa é hora de escutar a Palavra de Deus. Há um canto bonito que cantamos na hora de acolher a Palavra de Deus e que diz: “Escuta, Israel, Javé teu Deus vai
falar”. “Escuta”, isso mesmo. Na liturgia da Palavra é hora de escutar a Palavra de Deus pela boca dos profetas do Antigo Testamento, pela boca do apóstolo Paulo ou de algum outro apóstolo, e é hora de ouvir o próprio Cristo Palavra.
Não é hora, portanto, nem de ler a Bíblia e, levando a ferro e fogo, nem de ler a Palavra num folheto de missa. É hora mesmo de escutar.Deus nos fala e nós escutamos. Então, deixemos
que os leitores leiam a Palavra de Deus, deixemos que o padre proclame o Evangelho.
Nesse sentido, nossas equipes de liturgia devem preparar bem os leitores. A palavra de Deus não deve ser apenas lida, deve ser proclamada, deve ser lida com entusiasmo, para que bem escutada e bem entendida seja também bem acolhida e vivida. Por isso, torna-se irrelevante levar a Bíblia à Igreja, à missa. Outra coisa. Nós, católicos, temos a Bíblia publicada em português, é claro, mas traduzida por muitos estudiosos diferentes. De forma que o mesmo conteúdo é apresentado em uma forma diferente, em uma construção de linguagem diferente.
Por isso, se cada um leva uma tradução diferente da Bíblia, o entendimento do texto poderá ser dificultado, porque os fiéis ouvem a leitura apresentada de uma forma e acompanham a mesma leitura com uma forma diferente.
Por fim, não nos esqueçamos de que a missa não é momento para se fazer curso bíblico.Por tudo isso, o melhor a fazer é estudar a Bíblia nos cursos de Bíblia, nos encontros bíblicos, nos grupos de reflexão e, na missa, ouvir atentamente os textos que são lidos e mergulhar neles com a ajuda do pregador, do sacerdote.

*********************

BAZAR DOS MECES

Será realizado no dia 8 de julho próximo, o Bazar dos Ministros Extraordinários da Comunhão
Eucarística. Por isso solicitamos a todos os que queiram contribuir com o mesmo, que entrem
em contato com a “Dona Belinha”, Ministra na Comunidade São José Operário, através do
telefone 3671-7968. Desde já o BIPSS agradece a contribuição e participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário